Imprimir | girovirtual.com - Tudo em um só lugar.

Como dar Banho em Gatos

Há quem ache que o banho de língua, próprio dos gatos, já seja o suficiente para que ele fique limpo. Outras pessoas acham que é necessário dar banho em seus gatos todas as semanas. O que deve prevalecer é o bom senso. Afinal, o gato é um dos animais que mais dedicam tempo à própria higiene, mas é necessário tomar alguns cuidados quanto à limpeza do seu bichinho.

gato45 300x196 Como dar Banho em Gatos

Banhos periódicos e com produtos específicos, tosa higiênica, escovação e outros cuidados devem fazer parte da rotina dos felinos. Quando os gatos fazem a sua própria higienização, estão se autoprotegendo, uma vez que tentam disfarçar o seu cheiro. Mas o banho regular é necessário. E devem ser usados xampus adequados, água e secagem correta. A língua do gato tira o excesso de sujeira, mas não é antibactericida. Se o gato convive em apartamento ou em áreas com os humanos, o que é bem comum, é necessário limpá-lo para que não traga sujeira da rua.

Banho em Gatos: Mito ou Verdade?

Gatos não tem medo da água, como muita gente pensa. Eles são ótimos nadadores, inclusive. O que acontece é que muitos não gostam de tomar banho, pois muitos, desde pequenos, não receberam o condicionamento adequado. Também é comum que o animal fique arisco quando o procedimento é realizado por um profissional não especializado ou alguém que ele não conheça. Muitos gatos reclamam do banho, mas ficam quietos na hora do procedimento. Você pode levá-lo a um profissional credenciado ou aprender a fazer a sua higienização em casa.

É sempre indicado levar o animal em um médico veterinário, pois alguns problemas de saúde podem ser agravados durante o banho, como problemas de pele, otites (inflamação nos ouvidos), etc.

A Escovação do seu Gato

Gatos adoram a escovação. É uma forma de carinho que o dono pode proporcionar ao animal. E mais que isso, retirar o excesso de pelo solto é fundamental para que não se crie bolas de pelo em seu estômago. A escovação deve ser realizada de uma a duas vezes por semana para gatos de pelo curto e três vezes no caso de gatos de pelo longo.

Gatos sentem muito frio no inverno e nesta época do ano o banho deve ser realizado com cuidado. Há produtos de banho a seco – são sprays com produtos que eliminam os odores e a sujeita do animal.

Como Realizar o Banho em seu Gato

O primeiro passo é retirar a sujeira da pelagem do gato. Para isso, deve-se usar um xampu de pré-lavagem que abre as escamas do pelo. Considere que cada pelo tem um produto específico, assim como para os humanos. Gatos com pelagem clara devem usar um xampu tonalizante para pelos brancos. Os de pelagem oleosa também precisam de um xampu redutor de oleosidade. Os gatos podem tomar um banho por mês, mais com o intuído de retirar os pelos mortos assim como a escovação do pelo diariamente. Alguns gatos podem tomar banhos com intervalos de meses.

No caso de gatos filhotes e que tomam banho com frequência, opte por um produto neutro e hipoalergênico, sempre exclusivo para gatos. É permitido que os gatos tomem banho após três meses e sempre com as vacinas já tomadas. Os filhotes podem ficar com mais medo que os adultos, pois ainda não estão acostumados com o procedimento. Basta ter um pouco de calma e carinho para que também fiquem mais calmos.

Para felinos que não gostam do barulho do secador a dica é secar o gato com a toalha, que deve ser sempre higienizada. Escove os seu gato após a secagem para que ele fique mais tranquilo.

Vídeo Sobre Como dar Banho em Gatos

Veja como é fácil e prático dar um banho em seu gatinho com o vídeo abaixo:

Gostou? Então compartilhe:

Compartilhe suas ideias! Deixe naked celebs um comentário...

- bids5 - fan5