Concurso Corpo de Bombeiros 2014

2014 será um bom ano para aqueles que, desde criança, sonham com uma vaga no corpo de Bombeiros. Em todas as regiões do país serão abertas diversas vagas para os mais diferentes cargos.

bombeiro 300x199 Concurso Corpo de Bombeiros 2014
O concurso para Bombeiro é um dos mais aguardados e disputados, mesmo que em relação à outras instituições, os salários e benefícios ainda são mais baixos. Contudo, para muita gente, é a estabilidade que importa, além dos valores que estão associados à profissão.  Assim, os riscos podem compensar se este é o seu sonho – ajudar as pessoas em situações complexas, auxiliar na prevenção de acidentes ou mesmo exercer funções administrativas.

Vagas para Concurso Bombeiros 2014

As vagas previstas para o Concurso Para Bombeiro 2014 são para oficiais combatentes e para especialistas, distribuídas em 770 para a primeira vaga e 30 para a  segunda. Quanto a remuneração prevista, será de R$ 2.152,00 (ainda não divulgada – esta é uma média), além dos benéficos e plano de carreira.

Quanto ao edital, é importante dizer que o concurso de bombeiro abre vagas todos os anos e cada região terá o seu próprio cronograma. Acompanhe as informações de sua região diretamente no site do Corpo de Bombeiros, pois as inscrições e o edital devem ser disponibilizados apenas para a internet.

Requisitos

Para quem já quer se preparar, saiba que os requisitos mínimos do concurso de bombeiro 2014 são: ter entre 18 e 27 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, não possuir nenhum tipo de antecedente criminal e, se for homem o candidato, deverá ter no mínimo 1,65 de altura, e se for mulher, a altura mínima é de 1,60.

Matérias

As matérias comuns nos editais do concurso para bombeiros são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia de cada estado e Noções de Informática, além dos testes físicos e psicológicos.

A concorrência é ainda muito grande, mas muitos candidatos apenas se preocupam com as provas teóricas, sem se prepararem fisicamente para as provas de resistência – item fundamental para se exercer a profissão. Buscar manter a forma desde já é muito importante. Há tempo de sobra para criar um bom planejamento de estudo e deixar para trás a concorrência, conquistando um lugar ao sol. A dica é apostar nas matérias que considera mais difíceis e na redação, que sempre rende bons pontos na nota final. Estar em forma também ajudará bastante na prova física.

Processo Classificatório

A seleção será dividida em 4 fases distintas: a primeira será objetiva de conhecimento e prova de redação; a segunda serão de exames de saúde e psicológico; a terceira será de avaliação física; e por último há a prova pratica, sendo que todas essas fases são de caráter eliminatório, sendo necessário que a pessoa seja aprovada em todas para conseguir de fato ficar com a vaga. Após aprovado, a pessoa ainda passa por diversos cursos para melhorar a sua atuação dentro da instituição. Vale lembrar que as provas físicas são obrigatórias para todas, até mesmo para aqueles que se candidatarão às vagas administrativas, e, inclusive, para as mulheres. Apostar na redação deve ser um grande diferencial, pois em geral, na maioria dos concursos, a redação rende mais pontos. Os temas deverão ter a ver com a profissão ou com as atualidades da época do concurso.

Mesmo sendo um dos concursos mais concorrido, mantenha-se motivado e estude desde já. Fique atento ao site dos Bombeiros de sua região para garantir a sua inscrição. Todos aqueles que se esforçam e se comprometem com os seus estudos têm chances de passar no concurso dos Bombeiros 2014 com ótima classificação e garantir um futuro mais estável.

Veja Também: Concurso Banco Central 2014

Gostou? Então compartilhe:

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...