Imprimir | atualizado em 04 de junho de 2014 às 08:00 | por Pedro de Freitas (Google+)

Encceja 2014 – Inscrições, Datas das Provas, Resultado

Nem sempre as pessoas conseguem concluir o ensino básico no tempo certo. E os motivos são muitos: dificuldade de aprendizado, falta de interesse, necessidade de abandonar os estudos em função do trabalho, etc. Mas é certo que nunca é tarde para estudar e colocar em dia o Ensino Fundamental e Médio.

encceja3 Encceja 2014   Inscrições, Datas das Provas, Resultado

Se você consegue estudar por conta em suas horas livres mesmo já sendo adulto e não conseguindo frequentar um curso EJA – Ensino de Jovens e Adultos, agora é possível se certificar e mostrar todos os seus conhecimentos, colocando assim a formação em dia.

O Encceja é uma prova realizada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para que se possa medir o grau de conhecimento de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos no tempo regular. O Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é idealizada pelo Ministério da Educação e avalia os alunos adultos – se estão ou não aptos a receberem a certificação do Ensino Básico.

Etapas

O Encceja é realizado em duas etapas: uma, para atestar a conclusão do Ensino Fundamental; e a outra, para a certificação de conclusão do Ensino Médio. As provas do Encceja estão dispostas do seguinte modo: Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa,
  • Língua Estrangeira Moderna,
  • Artes,
  • Educação Física
  • Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior):

  • Linguagens,
  • Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem Pode Participar do Encceja

A avaliação é destinada para alunos jovens e adultos, cursistas ou não de cursos de EJA, brasileiros residentes no Brasil ou no exterior, com idade mínima de 15 anos na data da prova.

encceja2 300x200 Encceja 2014   Inscrições, Datas das Provas, Resultado

Saiba que esta é uma grande oportunidade para aqueles que querem quitar as suas formações básicas – tanto Ensino Médio como Ensino Fundamental. A participação no Encceja é voluntária e gratuita. No caso dos brasileiros no exterior, além da certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, os interessados podem solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas. Os jovens e adultos que se encontram presos também podem realizar as provas e obter a sua certificação.

Inscrição do Encceja 2014

O candidato pode realizar a sua inscrição pelo link http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/. Basta acompanhar as datas que serão divulgadas pelo site e se inscrever. É necessário que o interessado informe o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade durante a inscrição. Quem não possuir um destes documentos, ainda tem tempo de emiti-los, pois as inscrições para 2014 ainda não foram abertas.

encceja4 300x195 Encceja 2014   Inscrições, Datas das Provas, Resultado

No site do INEP, o candidato pode ter acesso a todo o material gratuitamente. Há também diversas dicas para passar no exame. A pontuação mínima nas provas é 100 (cem). Mas o candidato que não conseguir passar em alguma matéria pode fazer o exame em outra oportunidade e convalidar as matérias em que já passou.

Data das Inscrições e Provas do Encceja 2014

As inscrições se iniciam na data de 17 a 31/3 e as provas em 31/05 e 01/06.

As Inscrições se encontram encerradas.

Cadastro

Muitas vezes, o site fica congestionado e problemas técnicos na hora de preencher o cadastro podem acontecer. Mas não desanime: caso não consiga se inscrever da primeira vez, pode entrar em contato com o INEP pelo telefone  da Central de Atendimento, que é 0800 61 61 61. A chamada é gratuita.

Vídeo sobre o Encceja:

Veja Também:

Resultado da Prova Encceja 2014

Encceja 2015 – Inscrições

Gostou? Então compartilhe:

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...