Imprimir | girovirtual.com - Tudo em um só lugar.

Como Montar um Aquário para Peixes

Quem tem aquários em casa sabe os benefícios terapêuticos que a visão dos peixes proporciona. Sabe também que muitos cuidados e dedicação constantes são fundamentais.

aquario 300x225 Como Montar um Aquário para Peixes

A criação de peixes ornamentais é bastante simples e mais barata do que o custo e manutenção de um cão. Existem aquários e peixes para todos os tipos de pessoas, gostos e bolso. E para você que está pensando em se tornar um aquariófilo, há dicas fundamentais para os iniciantes. A pessoa precisa visitar as lojas especializadas e conhecer os peixes que mais lhe agrada. Considerar as necessidades de cada espécie é fundamental.

O Tamanho do Aquário

Vai depender muito dos aspectos do ambiente, a quantidade e tamanho dos peixes e plantas que se pretender por nele. Para iniciantes, é indicado um aquário com dimensões mínimas de 60 cm de largura, 35 cm de altura e 35 cm de profundidade, pois quanto maior for o aquário, melhor será a sua estabilidade biológica e mais simples se torna a sua manutenção.

O volume do aquário deve ser de um litro de água por cada cm de peixe adulto, de acordo com os especialistas. Fique atento, pois se houver mais de um, os peixes têm que ser pacíficos e harmônicos entre si. Há peixes que preferem viver sozinhos na maior parte do tempo.

Materiais do Aquário

Os aquários mais seguros são constituídos geralmente por uma armação em alumínio – tipo de aquário com as arestas limitadas por uma moldura estável em alumínio – e vidros posicionados e fixos com silicone. Há aquários de vidro sem moldura, sem armação. Neste caso, a espessura dos vidros, o acabamento do trabalho e a qualidade do material de fixação são importantes para sua segurança. Há ainda os aquários de vidro feitos de uma só peça. Estes são os mais delicados e a sua capacidade não deverá exceder os 20 litros.

Os aquários podem ter formas variadas. A sua base pode ser circular, octogonal e triangular. A base retangular é mais recomendada para os que estão iniciando. Quando adquirir o seu, é necessário enchê-lo de água deixá-lo parado de 2 ou 3 dias, antes de começar a sua decoração. Isso evita acidentes futuros.

Localização do Aquário

Identifique o local em primeiro lugar. Você deve escolher o local para o seu aquário antes de enchê-lo, para que não fique muito pesado. A superfície do local deve ser plana. Não é indicada a proximidade de janelas, pois a luminosidade inadequada atrapalha os peixes e a beleza do aquário.

Instalação e Iluminação do Aquário

Se o aquário tiver algum tipo de acessório elétrico, instale o aquário próximo de um ponto de força. Como os aquários normalmente estão localizados em locais internos, é imprescindível que sejam equipados com sistemas de iluminação artificial. A iluminação não tem um aspecto meramente decorativo, ela também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das plantas, fornecendo energia para que elas realizem a fotossíntese. A grande maioria dos peixes costuma se alimentar apenas quando há claridade. A decoração ideal deve ser fácil de limpar durante a manutenção do aquário. Deve ser feita de material resistente à água.

Cuidados e Temperatura do Aquário

O aquário deve ser limpo com uma esponja sem o uso de detergentes, nude celebrities Todos os itens devem ser antes de reutilizá-lo. A temperatura ideal do aquário deve estar entre 24 e 26ºC e o pH, entre 6,5 e 7,5. Para manter uma temperatura tropical, no caso de muitos peixes exóticos, é preciso utilizar sistemas de climatização compostos por uma resistência elétrica e um termostato. No caso de peixes de água fria, deve-se proceder inversamente, utilizando um sistema de refrigeração.

Como Escolher e Comprar os Peixes

A maioria dos peixes de aquário é de cardume e, por isso você deve adquirir alguns da mesma espécie – o ideal seria a compra de 6 ou 8 exemplares de cada espécie e, para começar, 2 ou 3 espécies. Outros peixes preferem conviver com espécies diferentes da sua na maior parte do tempo (exceto em período de acasalamento, como é o caso do Bettas, que são bastante agressivos com seus pares, mas muito bonitos no aquário. Estes preferem ficar sozinhos, no caso dos machos, ou sozinhos com outras espécies, no caso das fêmeas.

Aprenda com o Vídeo

Veja como é fácil montar o seu primeiro aquário com o vídeo abaixo:

Gostou? Então compartilhe:

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

- bids5 - fan5